quarta-feira, 5 de agosto de 2015

10 itens que não podem ficar com a manutenção atrasada

Muitos motoristas esquecem de fazer a manutenção preventiva de seu carro ou simplesmente não a fazem. É mais do que importante cuidar do seu veículo, isso ajuda a evitar dor de cabeça ou acidentes futuros.


Você não percebe, mas o dia-a-dia faz o seu carro sofrer uma série de desgastes em suas peças e compensa muito mais trocar ou fazer a manutenção de uma peça aqui e ali do que esperar o problema se agravar e arcar com prejuízos muito maiores.

Listamos 5 itens que não podem ficar com a manutenção atrasada, confira:

Itens Essenciais

1.    Amortecedores
Recomenda-se que a revisão dos amortecedores seja feita a cada 10 mil km rodados, mas a quilometragem varia de veículo para veículo e de acordo com as condições em que o auto se encontra. Se os seus amortecedores estiverem desgastados, provavelmente você irá ouvir ruídos e balanços na suspensão. O desgastes dos amortecedores comprometem a capacidade de frenagem, podendo levar até 2,5 metros a mais para que o motorista consiga frear efetivamente seu carro.  

2. Velas de Ignição
Para carros que trafegam na cidade, o ideal, que também pode variar é que a troca seja feita a cada 10 mil km. Caso haja desgaste nesta peça, o motorista pode notar um aumento no consumo de combustível, bem como nos gases poluentes emitidos pelo seu carro. O desgaste desta peça prejudica muito o desempenho do motor e pode danificar peças como os cabos de ignição e a bobina.

3.  Óleo
É importante fazer a troca de óleo periodicamente e sem falta, lá por volta dos 5 mil km para óleos minerais e 10 mil km para óleos sintéticos. Mesmo com essas recomendações, é importante consultar o manual do fabricante. Se você ver sinais de manchas na garagem, ou fumaça branca saindo do escapamento, significa que você já está atrasado na substituição do óleo.

4. Bateria
As fabricantes de bateria costumam oferecer garantia de um a dois anos, mas os motoristas devem ficar atento aos sinais que indicam a hora de trocar. Por exemplo, ficar de olho no painel, pois as luzes vão indicar qualquer tipo de impedimento do carregamento adequado da bateria. Lembrando que para carros que ficam parados por mais tempo, é importante ligar o veículo de vez em quando para evitar o arreamento da bateria.

5. Sistema de Freios
Costuma ser verificado junto com o plano de revisões programadas, a cada 10 mil km... Se você passou a ter que pisar no freio mais forte ou sente o pedal mais baixo significa que já existe um desgaste. A não manutenção deste item implica na perda total dos freios e pode ocasionar diversos acidentes. Fique atento.

Itens Básicos

6. Limpador de Para Brisas
É bom checar se as lâminas e as borrachas estão em bom estado, assim como os encaixes. É importante que na manutenção a borracha da palheta seja lavada apenas com água.

7. Pneus
Mantenha os pneus e o estepe sempre calibrados. Também é importante fazer rodízio para equilibrar os desgastes irregulares, se você sentir muitas vibrações no volante, é recomendado que faça um balanceamento.

8. Cabos
Alguns fabricantes indicam que os cabos devem ser trocados a cada 50 mil km, é importante manter-se atento, pois falhas no sistema de cabos podem comprometer a vida útil de outros sistemas.

9.Correia Dentada
Segundo alguns fabricantes, a substituição da correia deve ser feita em média, a cada 50 mil km rodados, mas é importante fazer pelo menos uma verificação a cada 15 km, onde pode ser indicado qualquer tipo de desgaste e necessidade de troca.

10. Combustível
Abasteça em postos conhecidos por você e procure evitar deixar o combustível muito tempo parado no tanque.

Referência: Revista Auto Esporte
Comentários
0 Comentários