quarta-feira, 12 de agosto de 2015

1ª Habilitação, saiba tudo sobre este processo.


Se existiam dúvidas sobre o processo de retirada da 1ª habilitação, elas acabam aqui, neste artigo.

Todos os jovens fazem planos para quando completarem seus 18 anos, tirarem sua carta de motorista, comprar seu carro e sair por ai dirigindo muito. Mas, não é assim tão fácil quanto comprar uma carta, não quando falamos em tirar a carta do jeito correto (Alô Malcom). Existe uma série de procedimentos para tornar uma pessoa apta a dirigir.

Primeiramente, para tirar a CNH é necessário ter o mínimo de 18 anos de idade, saber ler e escrever e possuir CPF.

Depois das exigências acima, existe um processo que começa com procura de uma auto escola credenciada ao DETRAN e a outros órgãos públicos, o aspirante a motorista deve efetuar sua matricula e apresentar alguns documentos para comprovação de dados como as Digitais, que são armazenadas em um banco de dados com sistema biométrico de identificação e que também servem para medir a frequência do aluno ao CFC (Centro de Formação aos Condutores) que tem uma importante missão no preparo dos motoristas. A partir do momento que o aluno é cadastrado na auto escola, o DETRAN passa a monitorar seus dados e disponibiliza 12 meses para que o aluno conclua todo o processo do curso, desde o CFC até a retirada da habilitação em si.

Após a matricula é necessário fazer um exame médico e psicológico, onde médicos credenciados pelo DETRAN examinam o candidato e emitem um laudo atestando se o mesmo tem ou não, condições físicas e psíquicas para dirigir. Passam por esta avaliação a visão, força muscular, coração, pulmão, e saúde mental. Se o laudo médico for positivo, o aluno já pode começar o seu curso de CFC.

O CFC é o curso teórico e tem duração de 45horas/ aula, contendo como conteúdo a legislação, infrações, sinalização, direção defensiva, primeiros socorros, cidadania, meio ambiente e mecânica básica. Concluído o curso, o aluno recebe um certificado e vai para uma prova pratica aplicada pelo DETRAN, onde a aprovação depende de no mínimo 70% de acerto. Caso haja reprovação, é necessário que se aguarde 15 dias antes de tentar de novo.

Depois do curso teórico é a vez do curso prático, que deve ter no mínimo 25horas/aula, a serem distribuídos em 20horas no veículo, sendo 4horas noturnas e 5 horas no simulador de direção, onde 1hora deve ser noturna. 

Depois da prova teórica e do curso prático, inicia-se o último passo e talvez o mais difícil. A prova prática, que difere de acordo com cada categoria. Para categoria B é realizada uma baliza juntamente com um percurso determinado pelos avaliadores. A reprovação acontece se houver faltas eliminatórias ou até 3 pontos negativos durante a avaliação. Para motos, o exame acontece em circuito fechado, caso haja reprovação também é necessário que se aguarde 15 dias para tentar novamente.

Aqueles que forem aprovado em todos os processos recebem o PPD (Permissão para Dirigir) que é válida no território nacional. No período de um ano, o condutor não pode cometer infrações graves ou gravíssimas ou reincidir multa em infração média ou perderá o direito de dirigir e não vai conseguir retirar a CNH tendo que reiniciar todo o processo.

Este foi nosso artigo sobre a primeira habilitação, esperamos ter matado todas as dúvidas.


Fonte: Portal Do Trâsito
Comentários
0 Comentários