segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Uber, uma novela sem protagonistas e cheia de emoções

Já no começo de 2015 este aplicativo deu o que falar, gerando muitas manifestações por parte dos taxistas, dividindo a opinião pública e cobrando um posicionamento por parte da prefeitura. Muitas coisas aconteceram desde o começo do ano, e o debate continua nessa novela sem mocinhos.


Em março de 2015 publicamos o texto “Uber, o lado bom e o lado ruim de um aplicativo que está dando o que falar” disponível no link: http://goo.gl/ILSbhl

Neste artigo listamos os lados positivos e negativos de um aplicativo que até então era uma novidade, porém já tinha muitos adeptos na cidade de São Paulo. Algumas mudanças agiram no rumo desta novela, a prefeitura de SP finalmente saiu de cima do muro e tomou uma postura.

Na semana passada o prefeito Fernando Haddad se reuniu com representantes do Uber e posteriormente, com representantes dos taxistas, para debater a regulamentação dos serviços.

Ficou decidido pelo prefeito, que o aplicativo Uber poderia funcionar na cidade, mas, para isso, seria criada uma nova categoria de transporte, o “taxi por aplicativo” e a licença para o “taxi preto” pode ser de até R$ 60 mil. Segundo a regulamentação criada pelas autoridades, os carros da nova categoria têm que atender à alguns requisitos, tais como: veículos na cor preta, com 4 portas e até cinco anos de uso. As tarifas cobradas pelo Uber terão um valor máximo, o novo modelo vai ter um taxímetro, a cobrança será feita pelo aplicativo e os carros da Uber não terão alguns dos direitos que os taxistas têm, como por exemplo, andar nas faixas exclusivas para ônibus.

Haddad disse que tecnologias que agradam os usuários não podem ser dispensadas. “Nós precisamos modernizar o serviço. Não podemos dispensar uma tecnologia que é do agrado do usuário em função de preconceitos. Mas temos que reconhecer que, sem regulação, esse serviço vai degradar, e não auxiliar a cidade”, disse.

Os taxistas dizem-se satisfeitos pela nova regulamentação e depois de muitos “aprovo” “desaprovo” parece que agora as opiniões chegaram a um acordo. Fim da novela.

Comentários
0 Comentários