segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Carros autônomos, será o fim dos seguros?

Carros autônomos deixaram de ser coisa de ficção científica para adentrar em avenidas de muitas cidades por aí. Mas, se o carro dirige sozinho e tem poucos índices de acidentes, como fica o seguro para autos? Será o fim de sua existência? Será a extinção de mais um mercado, provocada pela evolução da tecnologia? Hoje, no blog da Leves.

O futuro está mais próximo do que imaginamos, até alguns anos atrás, ao falar de “Carros autônomos” já se pensava em filmes de ficção científica, efeitos especiais... algo distante da realidade. Hoje, a tecnologia está além da ficção e os carros autônomos já circulam pelas ruas em fase de teste.

Google, a empresa de tecnologia do Vale do Silício, já tem um protótipo em circulação aos arredores de sua sede, são 23 SUVs equipados com alta tecnologia, dispensando o manuseio do homem em sua condução. Desde o começo de sua fase de testes – em 2014 – ocorreram 14 acidentes, nenhum por culpa do protótipo do google, segundo a empresa.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan aponta que 43,8% das pessoas não vê muita vantagem no carro autônomo e preferem os modelos que existem hoje, 40,6% dos condutores queriam carros com mais tecnologia e sofisticação, mas não totalmente autônomo. Apenas 15,6% gostaria que os carros do futuro fossem autônomos.

A grande pergunta que fica no ar é, se a tecnologia evoluiu tanto a ponto de dispensar os olhos e a percepção humana na condução de um veículo e ainda diminuir os acidentes de trânsito – um dos principais objetivos dos carros autônomos- como as seguradoras de veículos vão se adaptar a esta nova realidade? Ou será que este mercado deixará de existir?

O que podemos afirmar é que as seguradoras não deixarão de existir (Calma, donos de seguradoras...) e os motivos por isso são que mesmo com pouco número de acidentes, os mesmos não deixaram de existir, assim como os roubos e problemas com desastres naturais  - nunca se sabe quando uma árvore pode cair no seu carro aqui em São Paulo – por isso sempre será necessário ter um seguro.


O que pode e deve mesmo acontecer é uma readequação deste mercado para os novos automóveis, tanto no preço quanto na diversificação de seus serviços.
Comentários
0 Comentários