segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Saiba quando trocar aquele pneu “rodado”

Um carro, 4 pneus e mais um estepe.... Como saber se estes estão na hora de serem trocados? É muito pneu para dar conta!


Para começar, vale lembrar que pneus em boas condições são fundamentas para a segurança e dirigibilidade do veículo, ninguém gosta de ficar parado no meio da estrada, não é?
Vamos aos indícios de “Pneu Rodado”

Saiba, um pneu careca já passou por muitos lugares, ele conhece cada palmo desse chão, mas não serve mais para continuar fixado nele... E você já está careca de saber isso...rs

Uma das principais funções dos pneus está relacionado a sua superfície que foi feito para desviar da água, melhorar a tração e evitar a aquaplanagem em estradas molhadas. Quando os pneus ficam carecas, a profundidade dos sulcos (Aquelas ranhuras dos pneus) ficam menores e por isso, eles deixam de ser eficientes nas suas principais funções.

Quer saber se os sulcos dos seus pneus estão desgastados? Faça o teste da moeda! É simples, você só precisa de uma moeda, do seu carro, e do pneu do seu carro, claro.

1- Pegue uma moeda de R$ 1,00

2- Coloque-a entre os sulcos (entre o vão dos pneus),na parte mais grossa, se a parte dourada da moeda ficar quase ou totalmente visível, já passou da hora de trocar de pneu, se a parte dourada ficar coberta, relaxe, não precisa trocar nada ainda...
Fora o teste da moeda também existe uma ferramenta própria para media a profundidade dos sulcos dos pneus, o nome dele é Paquimetro, e pode ser encontrado a um preço bem acessível em qualquer loja de autopeças.

Agora, se você não estiver afim de fazer os testes com as próprias mãos, vá à um mecânico. Por ser um serviço bem simples, muitas vezes ele não é cobrado, principalmente se você for cliente.

Comentários
0 Comentários