segunda-feira, 4 de maio de 2015

Uber, o lado bom e o lado ruim de um aplicativo que está dando o que falar.


O aplicativo Uber virou notícia desde que surgiu no Brasil, isto porque existe um lado bom e um lado ruim envolvendo-o.


Para quem não sabe, o Uber é um aplicativo criado em 2009 por um a startup americana voltada para tecnologia e foi feito com o intuito de oferecer “caronas remuneradas” aos usuários, diminuindo assim a quantidade de carros na cidade, o trânsito e os custos de quem pagaria por uma corrida de táxi.

O lado bom
Este aplicativo só chegou ao Brasil em 2014, implantado primeiramente no Rio de Janeiro, e bem aceito pela população por diminuir a quantidade de veículos nas ruas e por ser mais barato que um táxi. Por meio do aplicativo, o usuário solicita uma carona e paga ao motorista cadastrado que se dispôs a oferecer essa carona, direto pelo cartão de crédito no próprio aplicativo, que repassa o valor recebido ao motorista levando em consideração a distância percorrida e o tempo utilizado. O publicitário e usuário do aplicativo Motta Junior de 23 anos, afirma "Sem desmerecer nossos taxistas, mas o serviço do Uber é de outro nível. É como um motorista particular sob demanda, nem penso mais em pegar táxi."

O lado ruim
O serviço vem causando polêmica por ser considerado uma concorrência desleal aos taxistas e não, uma “carona paga”, como a empresa o denomina. Em junho do ano passado alguns taxistas do Rio de Janeiro bloquearam algumas ruas da cidade para protestar contra o aplicativo. "O que estão fazendo não é só exercício ilegal da profissão. É covardia", diz André Oliveira, da AAMOTAB (Associação de Assistência ao Motorista de Táxi do Brasil)”. As prefeituras do Rio e de São Paulo, se movimentaram contra o aplicativo logo no início de sua implantação, alegando que somente carros cadastrados na prefeitura poderiam fazer este tipo de transporte. A prefeitura de São Paulo informou que o veículo flagrado prestando este serviço terá o carro apreendido.

No final do mês de Abril, a justiça de São Paulo concedeu uma liminar em favor do sindicato do taxista do estado que determina o fim da utilização do aplicativo no Brasil, sob multa de R$ 100 mil. Está decisão determina que o Google, Apple, Microsoft e Samsung retirem o aplicativo de suas lojas online.

A Uber publicou a seguinte nota sobre o caso:
"As inovações tecnológicas trouxeram inúmeras oportunidades para as pessoas e as cidades. É por meio da tecnologia que as cidades vão se tornar cada vez melhores e mais acessíveis para o cidadão, que precisa ter seu direito fundamental de escolha assegurado." E você, e a favor ou contra?
Comentários
0 Comentários