quarta-feira, 22 de julho de 2015

Jules Bianchi, a primeira morte na Fórmula 1 depois de Senna.

Aos 25 anos de idade, o piloto francês Jules Bianchi (03/08/1989 – 17/07/2015) morre nove meses após o acidente que sofreu no GP do Japão.

Futuro promissor
Jules Bianchi corria pela escuderia Marussia, tinha 25 anos e nasceu em Nice, na França. Como a maioria dos pilotos automotivos, começou a correr de Kart, foi campeão da Fórmula Renault 2.0 logo em sua estreia, terminou em 3º lugar na F-3 europeia de 2008 e foi campeão desta mesma categoria em 2009. Em 2010 disputou a principal categoria que dá acesso a Fórmula 1, a GP2. Em seu primeiro ano ficou em 3º e no segundo foi vice-campeão até se tornar vice-campeão da Fórmula Renault 3.5. Com esses resultados, ele foi convidado pela Ferrari a fazer parte de um programa chamado “Jovens Pilotos” e foi contratado como piloto de testes. Jules foi convidado pela Marussia para substituir Luiz Razia muito próximo do começo do campeonato. Em 2014, correndo pela modesta equipe, Jules trouxe os primeiros pontos da história da escuderia.


O acidente
Pode-se dizer que foi impressionante a forma como tudo se sucedeu até o fatídico momento da batida. O GP acontecia “normalmente”, mas o que chama a atenção não é que a corrida acontecia em um dia chuvoso, mas sim, em um dia muito chuvoso, com muita água na pista e com muito pouca visibilidade, o que faz muita gente questionar a FIA sobre o cancelamento da corrida que acontecia em condições ruins. Muitos carros já haviam rodado por conta do acúmulo de água na pista e baixa visibilidade, um deles foi de Adrian Sutil, na 42ª volta. Um guindaste trabalhava na remoção do carro de Adrian, quando uma volta depois – 43ª – Jules, perdeu o controle de seu carro que derrapou na pista molhada e bateu contra o guindaste que ainda trabalhava na remoção do carro de Adrian, se chocando em uma velocidade de 150 km/h.



Carro de Jules em baixo do guindaste (Foto: Getty Images)


Esta é a primeira morte na Fórmula 1 por decorrência de acidentes desde a morte de Senna em 1994, quando foram criadas novas normas de segurança.

Jules ficou internado por 2 meses no Japão, após a estabilização de seu quadro clínico pode ser transferido para o Hospital Universitário de Nice em sua terra natal.
 
“Jules lutou até o fim, como sempre fez, mas ontem, sua batalha terminou. Nós sentimos uma dor imensa e indescritível” anunciou sua família.

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) não divulgou imagens do acidente. Em um relatório divulgado pela federação, a culpa pelo acidente é atribuída ao piloto. Segundo a FIA, o carro de Bianchi tinha "design único incompatível com o sistema de correção de eventuais falhas mecânicas" e ainda afirmou que o piloto acelerava e freava ao mesmo tempo.

Há de ser lembrado que a corrida acontecia em condições ruins e o mais correto seria o seu cancelamento, além de ser muito provável acontecer um acidente envolvendo o guindaste em uma pista molhada e escorregadia.



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