Aos 25 anos de idade, o piloto francês Jules Bianchi (03/08/1989 – 17/07/2015) morre nove meses após o acidente que sofreu no GP do Japão.
Futuro
promissor
Jules Bianchi corria pela escuderia Marussia, tinha 25 anos e nasceu em Nice,
na França. Como a maioria dos pilotos automotivos, começou a correr de Kart, foi
campeão da Fórmula Renault 2.0 logo em sua estreia, terminou em 3º lugar na F-3
europeia de 2008 e foi campeão desta mesma categoria em 2009. Em 2010 disputou
a principal categoria que dá acesso a Fórmula 1, a GP2. Em seu primeiro ano
ficou em 3º e no segundo foi vice-campeão até se tornar vice-campeão da Fórmula
Renault 3.5. Com esses resultados, ele foi convidado pela Ferrari a fazer parte
de um programa chamado “Jovens Pilotos” e foi contratado como piloto de testes.
Jules foi convidado pela Marussia para substituir Luiz Razia muito próximo do
começo do campeonato. Em 2014, correndo pela modesta equipe, Jules trouxe os
primeiros pontos da história da escuderia.
O acidente
Pode-se dizer que foi impressionante a forma como tudo se sucedeu até o
fatídico momento da batida. O GP acontecia “normalmente”, mas o que chama a
atenção não é que a corrida acontecia em um dia chuvoso, mas sim, em um dia
muito chuvoso, com muita água na pista e com muito pouca visibilidade, o que
faz muita gente questionar a FIA sobre o cancelamento da corrida que acontecia
em condições ruins. Muitos carros já haviam rodado por conta do acúmulo de água
na pista e baixa visibilidade, um deles foi de Adrian Sutil, na 42ª volta. Um
guindaste trabalhava na remoção do carro de Adrian, quando uma volta depois –
43ª – Jules, perdeu o controle de seu carro que derrapou na pista molhada e
bateu contra o guindaste que ainda trabalhava na remoção do carro de Adrian, se
chocando em uma velocidade de 150 km/h.
Esta é a primeira morte na Fórmula 1 por decorrência de
acidentes desde a morte de Senna em 1994, quando foram criadas novas normas de
segurança.
Jules ficou internado por 2 meses no Japão, após a
estabilização de seu quadro clínico pode ser transferido para o Hospital Universitário
de Nice em sua terra natal.
“Jules lutou até o
fim, como sempre fez, mas ontem, sua batalha terminou. Nós sentimos uma dor
imensa e indescritível” anunciou sua família.
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) não divulgou imagens do
acidente. Em um relatório divulgado pela federação, a culpa pelo acidente é atribuída
ao piloto. Segundo a FIA, o carro de Bianchi tinha "design único
incompatível com o sistema de correção de eventuais falhas mecânicas" e
ainda afirmou que o piloto acelerava e freava ao mesmo tempo.
Há de ser lembrado que a corrida acontecia em condições ruins e o mais correto
seria o seu cancelamento, além de ser muito provável acontecer um acidente
envolvendo o guindaste em uma pista molhada e escorregadia.